quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Jac lança T5 com câmbio automático por R$ 69.990



Com alguns meses de atraso, a Jac começa a vender neste mês o T5 com câmbio automático do tipo CVT (continuamente variável), com o mesmo preço da versão manual lançada em março deste ano, a partir de R$ 69.990. Acrescentando bancos revestidos em couro e sistema multimídia com tela de 8 polegadas sensível ao toque, o valor vai para R$ 73.990, com ou sem embreagem. O preço igual será oferecido por tempo limitado, mas a Jac não informou até quando exatamente. O motor é o mesmo 1.5 16V flex desenvolve no máximo 127 cavalos de potência com etanol. Na versão manual, o SUV se tornou um dos melhores modelos chineses disponíveis por aqui, com boa oferta de equipamentos e espaço interno. Segundo a Jac, a transmissão CVT, com 6 marchas "virtuais", recebeu uma calibração especial na unidade de controle para se adaptar ao gosto do consumidor local. O T5 deve ser o primeiro modelo a ser feito em Camaçari (BA), onde a montadora chinesa anunciou uma fábrica em 2012, com investimento de R$ 1 bilhão e capacidade para 100 mil carros por ano. Como a planta não saiu do papel, o governo cancelou a habilitação da Jac no Inovar-Auto e cobrou a devolução dos incentivos fiscais de 2013 e 2014. A Jac recorreu da multa e afirma que o T5 será feito no Brasil em 2017, mas em uma fábrica bem mais "modesta", com investimento de R$ 200 milhões e capacidade de 20 mil carros por ano. A marca chinesa espera que o T5 com câmbio CVT recupere algo das vendas, que declinam desde o lançamento no Brasil em 2011.

Start-up lança superesportivo elétrico com 1.360 cavalos




A start-up NextEV lançou nesta segunda-feira (21), na galeria Saatchi em Londres, um superesportivo elétrico com 1.360 cavalos de potência, capaz de acelerar de 0 a 200 km/h em 7,1 segundos, segundo a empresa. É a primeira iniciativa de carros de produção do grupo de origem chinesa que venceu o campeonato de pilotos da Fórmula E em 2015, com o piloto brasileiro Nelsinho Piquet. De acordo com a fabricante, o veículo foi testado no circuito do Nürburgring Nordschliefe, na Alemanha, e cravou o melhor tempo já registrado para um modelo movido a eletricidade: 7 minutos e 5 segundos. Com 4 motores (1 em cada roda), o superesportivo elétrico foi desenhado para atingir velocidade máxima limitada a 313 km/h e pode percorrer até 427 quilômetros com uma carga de bateria. São necessários apenas 45 minutos para recarregar. A carroceria e o chassis são feitos de carbono e estabilizados por suspensão ativa com controle hidráulico para definir a altura em relação ao solo. "O Nio EP9 nasceu para ampliar os limites e é o primeiro estágio de produção automotiva para a Nio. É uma declaração sobre a nossa visão e sobre nossas capacidades técnicas e de produção", afirmou em nota, William Li, fundador da NextEV.