quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Jac lança T5 com câmbio automático por R$ 69.990



Com alguns meses de atraso, a Jac começa a vender neste mês o T5 com câmbio automático do tipo CVT (continuamente variável), com o mesmo preço da versão manual lançada em março deste ano, a partir de R$ 69.990. Acrescentando bancos revestidos em couro e sistema multimídia com tela de 8 polegadas sensível ao toque, o valor vai para R$ 73.990, com ou sem embreagem. O preço igual será oferecido por tempo limitado, mas a Jac não informou até quando exatamente. O motor é o mesmo 1.5 16V flex desenvolve no máximo 127 cavalos de potência com etanol. Na versão manual, o SUV se tornou um dos melhores modelos chineses disponíveis por aqui, com boa oferta de equipamentos e espaço interno. Segundo a Jac, a transmissão CVT, com 6 marchas "virtuais", recebeu uma calibração especial na unidade de controle para se adaptar ao gosto do consumidor local. O T5 deve ser o primeiro modelo a ser feito em Camaçari (BA), onde a montadora chinesa anunciou uma fábrica em 2012, com investimento de R$ 1 bilhão e capacidade para 100 mil carros por ano. Como a planta não saiu do papel, o governo cancelou a habilitação da Jac no Inovar-Auto e cobrou a devolução dos incentivos fiscais de 2013 e 2014. A Jac recorreu da multa e afirma que o T5 será feito no Brasil em 2017, mas em uma fábrica bem mais "modesta", com investimento de R$ 200 milhões e capacidade de 20 mil carros por ano. A marca chinesa espera que o T5 com câmbio CVT recupere algo das vendas, que declinam desde o lançamento no Brasil em 2011.

Start-up lança superesportivo elétrico com 1.360 cavalos




A start-up NextEV lançou nesta segunda-feira (21), na galeria Saatchi em Londres, um superesportivo elétrico com 1.360 cavalos de potência, capaz de acelerar de 0 a 200 km/h em 7,1 segundos, segundo a empresa. É a primeira iniciativa de carros de produção do grupo de origem chinesa que venceu o campeonato de pilotos da Fórmula E em 2015, com o piloto brasileiro Nelsinho Piquet. De acordo com a fabricante, o veículo foi testado no circuito do Nürburgring Nordschliefe, na Alemanha, e cravou o melhor tempo já registrado para um modelo movido a eletricidade: 7 minutos e 5 segundos. Com 4 motores (1 em cada roda), o superesportivo elétrico foi desenhado para atingir velocidade máxima limitada a 313 km/h e pode percorrer até 427 quilômetros com uma carga de bateria. São necessários apenas 45 minutos para recarregar. A carroceria e o chassis são feitos de carbono e estabilizados por suspensão ativa com controle hidráulico para definir a altura em relação ao solo. "O Nio EP9 nasceu para ampliar os limites e é o primeiro estágio de produção automotiva para a Nio. É uma declaração sobre a nossa visão e sobre nossas capacidades técnicas e de produção", afirmou em nota, William Li, fundador da NextEV.

Fiat Mobi com motor 1.0 de 3 cilindros custará R$ 39.870


A Fiat revelou nesta quarta-feira (23) o preço do Mobi Drive, versão do compacto que possui motor 1.0 de 3 cilindros e que foi apresentada pela primeira vez durante o Salão do Automóvel de São Paulo. A montadora acredita que ela deverá responder por 20% das vendas do carro já em 2017. Veja os preços da linha 2017 do Mobi: Easy - R$ 32.380 Easy On - R$ 36.340 Like - R$ 38.470 Drive - R$ 39.870 Like On - R$ 42.930 Way - R$ 39.890 Way On - R$ 44.460 Desenvolvido para o mercado brasileiro, o propulsor rende 77 cavalos de potência e 10,9 kgfm de torque com etanol. Ele é da nova "família" FireFly e estreou no Uno, em setembro passado -o fato de o Mobi não ter sido lançado já com esse motor, mas o defasado Fire de 4 cilindros, foi uma das principais críticas que o hatch recebeu. Segundo a Fiat, a linha FireFly foi criada para priorizar o consumo e ter melhor funcionamento em baixos e médios giros. No Mobi Drive, a média de consumo com etanol é de 9,6 km/l (cidade) e 11,3 km/l (estrada). Com gasolina, o gasto fica em 13,7 km/l (cidade) e 16,1, km/l (estrada). (Correção: ao publicar a reportagem, o G1 errou ao informar que o consumo médio com etanol na cidade era de 8,6 km/l. A informação foi corrigida às 12h22). A diferença do 3 cilindros da Fiat, em relação aos utilizados pelos rivais, é ter 2 válvulas por cilindro, enquanto os outros têm 4. “Desenhamos este motor com 2 válvulas por cilindro porque, quando existem as 4, não é em todo momento que todas as válvulas estão funcionando. Assim, o modelo se torna mais econômico”, disse Erlon Rodrigues, engenheiro da Fiat.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Volkswagen mostra Golf de 400 cv e anuncia nova família de carros


A Volkswagen anunciou nesta terça-feira (8), no Salão do Automóvel 2016, que investirá 7 bilhões de reais até 2020 no Brasil, para uma nova família de carros compactos, que inclui um SUV. Focando no futuro, a montadora não trouxe nenhum grande lançamento para o evento, mas apostou em conceitos. Um dos destaques foi o elétrico Budd-e. É uma "nova Kombi" com interior futurista, que foi apresentada em janeiro deste ano na feira de tecnologia CES, nos Estados Unidos. Para os fãs de supercarros, a maior atração é outro conceito, o Golf GTE Sport, um híbrido com 400 cavalos de potência. Ele é empurrado por um motor 1.6 TSI, derivado do propulsor usado no mundial de rali, aliado a dois motores elétricos. O modelo, que aponta para o futuro do Golf GTI, acelera a 100 km/h em 4,3 segundos e atinge 280 km/h de velocidade máxima, segundo a fabricante. No entanto, ele não é inédito: foi mostrado pela primeira vez em maio de 2015, na Alemanha. Além dele, os visitantes poderão ver um carro conceito brasileiro, feito pelo time de design concentrado em São Bernardo do Campo (SP).

Lançamentos da Audi no Salão de São Paulo somam 2.425 cavalos



A Audi apostou na esportividade em sua apresentação no Salão de São Paulo nesta terça-feira (8) As 4 principais atrações, somadas, possuem 2.425 cavalos. Nenhuma delas tem menos de 600 cv. Com um atraso de quase dois anos, a nova geração do R8 vai estrear no Brasil. Ela foi apresentada no Salão de Genebra de 2015. Demorou a desembarcar no Brasil por conta dos altos estoques da geração que se despede. A chegada foi apresentada pela atriz Isis Valverde. O novo R8 será vendido no pais na versão maais potente, V10 Plus, que traz motor de 610 cv e 57,1 kgfm. O superesportivo acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, e atinge 330 km/h. O preço? R$ 1.170.990. O estande da marca alemã ainda tem outras novidades, como a dupla RS 6 e RS 7 Performance, que sai de fábrica com melhorias no motor V8 e 4 litros, que teve a potência aumentada para 605 cv. Outro modelo que compartilha este motor é o sedã de luxo S8, na versão Plus.

Kia mostra SUV híbrido Niro e Cerato 'mexicano' no Salão do Automóvel de SP





A marca coreana tem presença discreta no Salão de São Paulo. Em seu estande, dois destaques: o Cerato reestilizado e o Niro. O primeiro é o sedã, velho conhecido do público brasileiro. A novidade é que ele é o primeiro a ser produzido na nova fábrica da Kia no México. Na comparação com o carro já vendido no Brasil, o design foi renovado. O conjunto mecânico não sofreu mudanças, com o 1.6 de 126 cavalos que também equipa o HB20. O outro modelo que a Kia volta suas atenções é inédito no país, o SUV híbrido Niro. Mas ele não deve ser vendido por aqui. Menor do que o Sportage, o Niro tem potência somada de 146 cv, derivados do conjunto formado pelo 1.6 a combustão e pelo propulsor elétrico. Segundo a Kia, faz 21,7 km/l.

Nissan lança nova Frontier e superesportivo GT-R no Salão de SP



O agitado ano da Nissan tem o Salão do Automóvel como último grande evento. Depois de lançar o SUV Kicks e patrocinar a Olimpíada do Rio, a marca japonesa apresentou no São Paulo Expo a nova geração da picape Frontier. O modelo dará origem a 3 novas picapes com a mesma plataforma. Mais para frente, chegarão ao Brasil a Renault Alaskan e o modelo criado pela Mercedes-Benz, Classe X, que foi apresentado como conceito há alguns dias e não veio para o salão. No Brasil, a Frontier será equipada com motor 2.3 diesel de 190 cv. Além disso, a montadora começou a vender no Brasil o carro de um ícone do esporte: Usain Bolt, fã do GT-R. O superesportivo, apelidado de Godzilla, está pode ser encomendado por R$ 900 mil. A primeira aparição dele para o público brasileiro aconteceu nesta terça-feira (8), no Salão.

Honda WR-V tem lançamento mundial no Salão de São Paulo




A Honda é uma das poucas marcas que guardou uma estreia mundial para o Salão do Automóvel de São Paulo. A novidade revelada nesta terça-feira (8) é o WR-V, um novo crossover compacto, menor que o HR-V. A produção em Sumaré (SP) começa no primeiro semestre do ano que vem. A plataforma e conjunto mecânico do WR-V são emprestados do Fit, com quem ele compartilha também a plataforma de construção. De acordo com a empresa, o modelo foi desenvolvido no Brasil e se baseou nas demandas dos consumidores daqui e de outros países da América Latina. O motor é o já conhecido 1.5, de 116 cavalos de potência, aliado a câmbio automático do tipo CVT. Embora tenha sido guardado com zelo, o SUV já havia sido flagrado em testes na região de Sumaré (SP), cidade que abriga fábrica da Honda.

Renault lança SUV Captur, que chega em fevereiro, a partir de R$ 80 mil


Um dos estandes mais movimentados do Salão em termos de novidades é o da Renault. A marca francesa apresentou no São Paulo Expo três modelos inéditos, todos com "apelo" de SUV. O Captur, que chega em fevereiro para tentar embolar o disputadíssimo segmento dos compactos, custará entre R$ 80 mil e R$ 95 mil. O modelo começa a ser vendido em fevereiro do ano quevem, mas as 900 primeiras unidades poderão ser encomendadas a partir da próxima semana. Esse lote será restrito à versão Intense, com motor 2.0 litros e câmbio automático de 4 marchas. Além dela, o SUV será oferecido com motor 1.6 de 16 válvulas da Nissan, que vai ser usado em toda a linha da Renault. No segmento, ele disputará terreno com Honda HR-V, Jeep Renegade e até o "irmão" maior Duster, com quem divide a plataforma.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Volkswagen revela SUV de 7 lugares Atlas com jeitão americano




A Volkswagen revelou na sexta-feira (28/10), nos Estados Unidos, o SUV Atlas. Capaz de levar até 7 pessoas, o modelo tem opções de motores 2.0 e 3.6 e será produzido na fábrica de Chattanooga, no Tennessee. Ambos motores possuem câmbio automático de 8 velocidades e tração dianteira, com o opcional de tração integral 4Motion. O modelo tem o jeitão americano com grandes proporções: 5,03 m de comprimento, 1,97 de largura e 1,76 de altura. De acordo com a empresa, o Atlas se encaixa entre o Tiguan e o Touareg e utiliza a plataforma MQB, que é a mesma de Golf e Passat. O motor de entrada é um 4 cilindros 2.0 TSi, movido a gasolina, que gera 238 cavalos de potência. A outra opção é o 3.6 VR6 de 280 cavalos. A empresa anunciou que o Atlas também será vendido na Rússia e no Oriente Médio, a partir de 2017.

Fiat lança Toro com motor 2.4 Tigershark flex por R$ 98.730,00


A Fiat lançou nesta quinta-feira (3) uma nova motorização para a Toro. Na versão Freedom, a picape ganha a opção de motor 2.4 Tigershark flex, de 186 cavalos e 24,9 kgfm. A transmissão é a mesma da versão diesel, automática de 9 marchas. O preço, curiosamente, também é o mesmo da configuração diesel, R$98.730,00. A Toro 2.0 diesel tem 170 cv e 35,7 kgfm. Além do novo motor, a Toro 2.4 terá sistema start-stop e partida a frio, que elimina o tanquinho auxiliar. A Fiat também incluiu uma tecla Sport, que promete comportamento mais esportivo, com um mapa de calibração do motor diferente. Na comparação com a versão Freedom 1.8, que continua sendo oferecida a partir de R$ 82.930, a 2.4 ganha equipamentos como capota marítima, retrovisores com rebatimento elétrico, luz de caçamba, sensor de pressão nos pneus, rodas de 16 polegadas, além da nova cor, branco Polar. A única diferença visual entre a Freedom 1.8 e a 2.4 é a inscrição AT9, referente ao câmbio. Na 1.8, há uma plaqueta AT6.