sábado, 16 de maio de 2015

Chevrolet lança a 6ª geração do Camaro



A General Motors (GM) mostrou neste sábado (16) a nova geração do Camaro, em um evento na cidade sede do grupo, Detroit, nos Estados Unidos. O esportivo foi praticamente reconstruído com materiais mais leves e design mais musculoso, salientado pelo novo capô. "O Camaro foi para a academia e voltou com o corpo mais ágil e atlético na sexta geração", comentou o vice-presidente global de design, Ed Welburn. O tempo de "malhação" também deixou o modelo 90 kg mais leve que o antecessor. Segundo a fabricante, apenas 2 peças foram mantidas da 5ª geração: o emblema da Chevrolet na traseira e a inscrição SS. A nova plataforma é compartilhada com o Cadillac ATS e CTS, mas cerca de 70% dos componentes são exclusivos do esportivo. A tecnologia também ajudará no desempenho. Pela primeira vez, o modelo SS, única versão importada oficialmente ao Brasil pela GM, contará também com suspensão adaptativa, com 3 estilos de pilotagem (Tour, Sport e Track). Até então, o sistema só era oferecido no topo de linha ZL1. Segundo a GM, o novo modelo estará disponível com motores V8 e V6. A nova versão V8 pode produzir até 440 cavalos de potência, se tornando a geração mais poderosa entre os Camaros. O motor V6 produz 330 cavalos de potência, de acordo com a empresa.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Ford mostra versão atualizada do Focus pela primeira vez no Brasil



A Ford mostrou nesta quarta-feira (13) pela primeira vez no Brasil a versão atualizada do Focus, que começa a ser vendido no segundo semestre do ano, já como modelo 2016. Com isso, o hatch e o sedã feitos na Argentina vão se equiparar ao europeu, para fazer frente ao Volkswagen Golf, principalmente. A Ford não confirma a data de lançamento, tampouco se ele será o primeiro a ser oferecido com motor EcoBoost no mercado brasileiro. O Focus atualmente é vendido com motores flex 1.6, de 135 cv (com etanol), ou 2.0 (de 178 cv), aliado a câmbio manual de 5 marchas ou automatizado PowerShift. O modelo mostrado hoje no Brasil foi lançado no Salão de Genebra, em março de 2014. Na época, a Ford tinha atualizado o Focus poucos meses atrás no Brasil. A grande diferença é a grade frontal, que fica semelhante aos demais modelos globais da marca. Os faróis também foram alongados e a moldura de neblina acompanhou a reestilização. No interior, as mudanças são mais sutis. A fabricante já confirmou que o modelo 2016 poderá ser equipado com sistema de conectividade Sync, assistente de estacionamento automático que também sai da vaga e com o inédito freio automático anticolisão em velocidades inferiores a 50 km/h.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Ferrari coloca 4 gerações de esportivos na pista em Maranello



Um vídeo divulgado pela Ferrari mostra quase 30 anos de evolução juntos na pista em Maranello, na Itália, com 4 modelos que marcaram a história da indústria automobilística: F40, F50, Enzo e LaFerrari. Assista ao vídeo (em italiano, com legendas em inglês). Quem comandou a experiência foi o piloto de testes Dario Benuzzi, que ajuda no desenvolvimento dos veículos da Ferrari desde 1969. "Cada carro tem o seu significado", conclui ele, depois de testar cada um na sequência cronológica. 

F40 - O modelo foi criado para comemorar os 40 anos da marca, em 1987, e foi o último grande lançamento a ser apresentado por Enzo Ferrari, que morreu no ano seguinte. Desenhada pelo estúdio Pininfarina, a carroceria tem apenas 11 peças grandes, e o propulsor é um V8, de 3.0 litros e cerca de 480 cavalos de potência. 

F50 - Quase uma década depois da F40, aparece a F50, com propulsor V12 de 4.7 litros e 520 cavalos. Pensado com foco na performance, o esportivo deixou de lado mordomias já comuns aos veículos da época, como direção assistida e freios ABS. 

Enzo - Em 2002, a homenagem ao fundador era a máxima expressão de tecnologia na época. O motor V12 de 6 litros e 660 cavalos faz o carro acelerar de zero a 100 km/h em 3,65 segundos, com velocidade máxima de 350 km/h. 

LaFerrari - Com objetivo de superar a Enzo, o primeiro superesportivo híbrido da Ferrari foi lançado em 2013, com um total de 976 cavalos, somando a potência do motor a combustão e elétrico. A aceleração a 100 km/h é feita em apenas 3 segundos, segundo a fabricante.

sábado, 2 de maio de 2015

Volkswagen lança Fox Rock in Rio por R$ 50.190,00



A Volkswagen anunciou nesta quinta-feira (30) o primeiro modelo de uma nova série limitada com assinatura do Rock in Rio. Com detalhes visuais que remetem ao festival, o Fox Rock in Rio tem preço sugerido de R$ 50.190,00. Baseado na versão Comfortline 1.6 (com preço sugerido de R$ 45.170 em abril), a edição especial com fabricação até agosto acrescenta itens que aparecem só no topo de linha (Highline), como sensor de estacionamento, ar-condicionado, volante multifuncional em couro, sistema de alarme com comando remoto e pedais em alumínio. O visual "roqueiro" aparece no revestimento exclusivo dos bancos, detalhes em vermelho no acabamento, inclusive nas costuras, e apliques com logotipo do Rock in Rio por fora e por dentro. O modelo ainda um vem com um galão vermelho e bolsa porta objetos na lateral dos bancos dianteiros. O propulsor é o mesmo 1.6 MSI oferecido no restante da linha, com potência máxima de 104 cavalos com etanol, aliado a câmbio manual de 5 marchas. A velocidade máxima é de 183 km/h, segundo a fabricante. Patrocinadora do festival, a Volkswagen lançou versões especiais do Gol e do Fox nas edições anteriores. Neste ano, a fabricante confirmou que mais modelos, além do Fox, devem ganhar o sobrenome Rock in Rio até a data do festival, que será realizado nos 2 últimos finais de semana de setembro.