quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

BMW i8




O "carro do futuro" voaria, diziam visionários, ainda nos anos 1960. Porém, passados quase 60 anos, eles ainda não saem do chão. Os avanços, entretanto, estão em outras áreas. Os veículos ficaram mais leves, seguros e econômicos. Um dos exemplo da evolução dos automóveis é a potência dos motores. A celebrada Lamborghini Miura, de 1966, desenvolvia 350 cavalos em seu V12 de 4 litros. Potência parecida tem o novo esportivo da BMW, o i8, que acaba de chegar ao Brasil. Mas o cupê alemão utiliza outros aparatos para chegar aos 362 cv mais ecológico que o "veterano" Híbrido, o i8 tem dois motores. O elétrico é capaz de gerar 131 cv, enquanto o propulsor de três cilindros turbo, de 1.5 litro, se encarrega dos os outros 231 cv. Além dos 59 anos, são 8 cilindros e 2.5 litros de diferença entre o alemão e o italiano. Se eles disputassem uma prova de aceleração de 0 a 100 km/h, o i8 alcançaria a marca em 4,4 segundos, 2,3 segundos antes do Miura, de acordo com dados das fábricas.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Último Bugatti Veyron é vendido; 'despedida' será em Genebra


A Bugatti irá encerrar a trajetória do superesportivo Veyron no Salão de Genebra. Isso porque a marca irá exibir a última das 450 unidades produzidas ao longo de dez anos. O modelo em exibição, da série La Finale, já foi vendido, e estará ao lado do primeiro Veyron. O Veyron é o veículo de produção em série mais potente do mundo. Sempre equipado com motor de 16 cilindros dispostos em W (são como dois V8 montados lado a lado) e quatro turbos, o supercarro tem potência de até 1.216 cavalos. A máxima é de 415 km/h, e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 2,5 segundos. Para chegar aos 300 km/h, o Veyron demora praticamente o mesmo tempo do que um Fiat Uno 1.0 leva para alcançar os 100 km/h saindo da imobilidade: 14,6 segundos. O consumo combinado, seguindo os padrões europeus, entretanto, é de 4,3 km/l. Todos os dados são das fábricas. A Bugatti não confirma, mas um substituto para o Veyron deve ser lançado.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Novo Ford GT terá mais de 600 cavalos de potência




A Ford apresentou nesta segunda-feira (12), no Salão de Detroit, a tão aguardada nova geração do superesportivo GT, que marcou os anos de 1960. Com produção prevista para 2016, o novo Ford GT será equipado com um motor V6 EcoBoost, que desenvolverá mais de 600 cavalos de potência e será o mais potente da linha. A fabricante não divulgou detalhes técnicos do superesportivo, como velocidade e aceleração, mas informou que ele terá carroceria superleve, feita em parte com fibra de carbono. A transmissão será de dupla embreagem com 7 velocidades. No modelo exibido em Detroit, as rodas são de 20 polegadas, com pneus Michelin e freios de cerâmica. As portas abrem para cima, como em um Lamborghini, e o interior conta com volante no estilo da Fórmula 1 e painel de instrumentos totalmente digital. O novo GT faz parte de um "ataque" da Ford no segmento de alta performance, que terá 12 novidades até 2020. A divisão Ford Performance já contava com os modelos Focus RS, F-150 Raptor, Shelby GT350 e Shelby GT350R. Embora ofuscado pelo GT, o novo Shelby não fica muito atrás. Com cerca de 500 cv, ele é Mustang de maior performance já feito pela empresa e será vendido nos EUA e Canadá ainda no final deste ano. Para privilegiar o desempenho, o GT350R não terá ar-condicionado, sistema de som, banco na traseira, estepe ou câmera de ré. Estes itens serão vendidos em um pacote separado, apenas para quem busca conforto.

BMW lança nova geração do M3 no Brasil por R$ 399.950




Mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo, a BMW anunciou nesta sexta-feira (20) a volta da versão mais esportiva do Série 3, o M3. Vendido por R$ 399.950, o modelo já está nas lojas. Sob o capô, sai o V8 de 4 litros da geração anterior e entra um propulsor menor, porém mais eficiente. O novo 6 cilindros em linha de 3 litros gera 431 cavalos, ou 11 cv a mais do que o antecessor. O torque também subiu, de 40,8 kgfm para incríveis 56,1 kgfm, dispoíveis entre 1.850 rpm e 5.500 rpm. Segundo números de fábrica, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,1 segundos. A transmissão é automatizada de dupla embreagem, de sete marchas, com possibilidade de trocas manuais através de aletas atrás do volante. Como todo M3, o novo sedã conta com visual diferenciado em relação ao modelo "padrão". As rodas são de 19 polegadas, com desenho exclusivo. A grade dianteira, em duas peças, com o tradicional formato de rins, tem aletas duplas. Para-choques e caixas de rodas ficaram mais encorpados, enquanto o interior ganhou bancos de desenho esportivo com ajustes elétricos. Na traseira, o escapamento ganhou duas saídas duplas, nas bordas do difusor de ar.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Fiat Chrysler começa a produzir Jeep Renegade em Pernambuco



A Fiat anunciou nesta quinta-feira (19) o início da produção do Jeep Renagade no Brasil. O modelo é o primeiro a sair da fábrica de Goiana, em Pernambuco. Ela será dedicada a carros da marca da Chysler, montadora americana cuja compra foi concluída pela Fiat no ano passado. Desde outubro do ano passado foram fabricados 250 modelos pré-série do Renegade, para que o conjunto de seus mais de 2 mil componentes fosse avaliado. Segundo a Fiat, os testes abrangem a geometria da carroceria e as certificações das peças, além de verificação dos parâmetros de pintura e solda. “Uma das maiores oportunidades para o crescimento da Jeep está no Brasil”, diz Mike Manley, CEO global da marca. A fábrica chegou a 95% do processo de implantação e a inauguração oficial acontecerá no primeiro quadrimestre deste ano, informa a FCA, nome do grupo Fiat Chrysler.

Porsche lança Cayenne Turbo S no Brasil por R$ 969 mil



A Stuttgart Sportcar, importadora oficial da Porsche no Brasil anunciou nesta quinta-feira (19) a chegada da versão mais potente do SUV Cayenne ao país. Na configuração Turbo S, o utilitário desenvolve 570 cavalos em seu V8 biturbo. O modelo custa R$ 969 mil. Até então, as duas versões disponíveis eram a S, de 420 cv e a Turbo, de 520 cv. De acordo com números de fábrica, o Cayenne Turbo S acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e alcança os 284 km/h. Entre os itens de série, há rodas de 21 polegadas, freios de composto carbono-cerâmica, vetorização de torque, gerenciamento de tração e escape esportivo.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Concessionária Ford da Inglaterra vende carro com 1 milhão de cristais




Uma concessionária da Ford na Inglaterra encontrou um jeito curioso de personalizar o SUV Escape, irmão maior do EcoSport. A revenda Jennings criou uma versão do crossover coberta com mais de 1 milhão de cristais Swarovski e pedras de diamante. Com tanto “conteúdo agregado”, a conta não poderia sair barata. O Escape especial não sai por menos de 1 milhão de libras esterlinas, ou o equivalente a R$ 4,2 milhões. Achou caro? Há opção de financiamento, para facilitar na compra. Com 100 mil libras (R$ 424 mil) de entrada, é possível pagar o restante em 60 parcelas de 22 mil libras, ou R$ 93,3 mil. No anúncio no site da concessionária, ainda há a descrição: “Quem disse que os Ford não podem ser glamorosos?”. O processo de incrustamento dos cristais demora cerca de dois meses, e é feito artesanalmente. A loja não informa qual o peso extra dos diamantes e cristais, e diz que a garantia não cobre as pedras, apenas o veículo. Assim, melhor não descuidar, e deixar o Escape bem guardado.

Porsche Macan ganha versão mais 'acessível' por R$ 299 mil



A importadora Stuttgart Sportcar divulgou nesta terça-feira (10) uma nova lista de preços para os modelos Porsche no Brasil. A novidade é uma versão mais barata do modelo que já é o mais vendido da marca, o Macan, que agora custa a partir de R$ 299 mil. Menor que o Cayenne, o SUV agora é o carro mais "acessível" da marca no mercado nacional - o único a custar menos de R$ 300 mil (veja preços abaixo). Acima dele, é possível encontrar versões de entrada do Boxster e do Cayman, por R$ 369 mil. Até então, apenas as versões S (R$ 399 mil) e Turbo (R$ 519 mil) eram oferecidas pela importadora. Por R$ 100 mil a menos, o motor V6 das versões mais caras é substituído por um 2.0 turbo de 4 cilindros, que desenvolve 237 cavalos de potência. No Brasil, o Macan apareceu em maio de 2014 e superou as vendas do seu "irmão" maior, o Cayenne, em apenas 4 meses cheios. Em janeiro deste ano, ele emplacou 20 unidades - exatamente o dobro do segundo mais vendido, o Boxster. Recorde No ano passado, a Porsche vendeu um recorde de 189.849 unidades no mundo inteiro, com forte impulso do Macan. Para este ano, a expectativa é ultrapassar pela primeira vez as 200 mil unidades.